Matéria no Terra Tecnologia Verde

Com lixo eletrônico, artistas criam beleza e funcionalidade

Brasileira Naná Hayne faz quadros, esculturas e até acessórios com peças de sucata eletrônica. Foto: Divulgação Brasileira Naná Hayne faz quadros, esculturas e até acessórios com peças de sucata eletrônica
Foto: Divulgação
Déborah Salves
Quando o assunto é reutilizar materiais que são considerados lixo, muita gente pensa logo em reciclagem. Mas existe outra possibilidade que vem sendo cada vez mais explorada: o reúso. Chamado também de upcycle, implica em usar um material inicialmente criado para um fim e aplicá-lo em algo diferente. Por exemplo, em vez de reciclar placas de circuito de computadores velhos, recuperando metais e outros elementos, é possível usar esses componentes da sucata eletrônica para criar beleza, arte e funcionalidade.
É o que a artista plástica brasileira Naná Hayne faz há nove anos. Cabos, placas e outras peças são transformados em painéis, esculturas e acessórios como as tecnojoias. Em um estúdio de 4 m² em Mairiporã, cidade a 40 km de São Paulo, Naná cria seus trabalhos a partir da matéria-prima sucata eletrônica. "Não penso inicialmente que preciso disso ou daquilo, eu primeiro olho o que tenho e penso no que vou criar com o material", explicou em entrevista ao Terra.

Matéria na íntegra aqui.

Um comentário:

Stefano Albanese disse...

per fortuna ho trovato il blog di carla e così facendo finalmente ho trovato un sacco di artisti con cui condividere le proprie opere opinioni critiche e giudizi, e tu da oggi in poi sarai uno di questi.
Stefano.