Qual o processo que uso com o lixo eletrônico?

Muitas pessoas querem saber como faço meu trabalho, então resolvi disponibilizar esta página explicando todo o processo:

Digamos que eu queira fazer um coração em placa de circuito impresso, como este acima, que é o Ícone do meu trabalho, ele quer dizer “Amor à tecnologia e ao lixo que ela gera, transformado.”

Partindo de uma CPU, terei que seguir este caminho:


- desmontagem
- separação de componentes como hd, unidade de disket, unidade de CD, fonte de alimentação,  placas de circuito impresso, etc, etc
Cada qual destes dispositivos contém outros componentes a serem desmontados, dentro deles.

Vou separando em grupos....  por exemplo,  dentro de um hd vou encontrar um ou dois discos e mais outras peças, então coloco por semelhança em vidros ou gavetas e faço o mesmo com as outras peças.

Pegarei uma placa de circuito impresso ( a placa mãe, digamos) e farei a retirada de cada componente que está soldado na mesma. 
Faço este trabalho manualmente, usando um formão e martelo como auxiliares, não aqueço a placa para que a solda não se dissolva, pois além de ter uma composição bela, sem a  solda ( os furos que foram feitos na placa ficam vazados) ,  com o aquecimento haveria a emissão de um elemento tóxico, portanto mais um poluente jogado ao ar.

Removidos e separados componentes como: Slots, chip’s, processador, pentes, difusor, capacitores, resistores, etc, etc, etc. Mais uma vez, agrupo-os  por semelhança , e coloco em vidros ou em gavetas de armários, que tenho desde pequenas para as peças menores, assim como grandes para as peças maiores.   
Faço a remoção dos pontos de soldas do outro lado da placa, seguindo o mesmo sistema de martelo e formão. Também recolho estas “raspas de soldas” pois as ultilizo em algum trabalho. 
Faço a higienização da placa. 
Desenho o coração no formato desejado, recorto, lixo, higienizo novamente, aplico  resina, levo à estufa ou forno e controlo o tempo do endurecimento , que é variável, dependendo da temperatura externa, se estamos em dias frios requer um período, se em dias quentes outro e se em dias chuvosos também é preciso de outro ajuste. 
Retiro da estufa e espero o tempo de cura, aproximadamente 72 horas. 
Faço o furo e coloco o pingente, corto o cordão encerado e coloco os terminais , mais o fecho. 
Está pronta a peça!